quinta-feira, março 28, 2013

Quadro Novo:Câmara Municipal de Sintra

Acabei ontem um quadro começado na 4a feira anterior. Com este ritmo, tem mais piada pintar.

quarta-feira, março 27, 2013

Linger-The Cranberries


Há um tempo atrás, esta música passou na Rádio Radar e eu tentei adicioná-la aqui no blog. Não fui bem sucedida porque esta versão estava interdita às pessoas que não pagaram por ela. Esta canção faz-me sempre lembrar a Marta Wengorovius, com quem tive aulas de desenho, e mais tarde trabalhei como assistente. Talvez seja, porque no ano em que a conheci, estreou-se a XFM, a rádio de uma imensa minoria, que passava música alternativa. Penso que a Marta tinha este disco também.

terça-feira, março 26, 2013

Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me-U2


Eu e o Miguel vimos quase todos os filmes do Batman e gostamos muito dos U2. Esta música é fantástica. Penso que é a banda-sonora do primeiro filme do Batman que vi com o Miguel...

Hoje

Acabo de vir do Chiado, onde pus estes 2 quadros à venda à consignação na Anchieta 16, atelier do João Soares e da Paula, e também loja do Fernando Soares, Pai do João, que foi meu colega no IADE.
Depois passei no Grémio do Carmo, onde o Marco Costa, outro colega de curso, estava meio tristonho por não terem renovado o contrato do Grémio e ter de se mudar para outro sítio. Mas mesmo assim, teve a simpatia de aceitar marcadores recortados para vender até sábado, chegando a comprar alguns para ele próprio.

segunda-feira, março 25, 2013

Jack, o Caçador de Gigantes

Hoje fomos ver este filme. Eu já conhecia a história e achava muita graça, mas a versão do livro do Clube do Rato Mickey é muito mais abebezada.
O cinema tinha o ar condicionado frio e o som muito alto, por vezes era um pouco assustador. Mas continua a ser uma óptima aventura, que como todos os contos de fadas e príncipes, acaba mesmo muito bem.

Novos Marcadores Panorâmicos

Embora tivesse gostado de ver estas imagens no formato sardinha, a imagem original serve perfeitamente para marcador panorâmico, o que muito me agradou e também me deu vontade de fazer mais exemplos desse tipo.

Novos Marcadores Sardinha

O Sidney, que tem uma loja na rua do Elevador da Bica, não gostou muito das antigas sardinhas. Sugeriu que tivessem um padrão ou então uma vista de Lisboa. Tendo isso em conta, fiz estes dois novos marcadores de livros.

ABC-Jackson 5


Esta é uma música actualmente muito passada na TV devido ao anúncio de uma operadora de telemóveis. Vejam como o Michael Jackson está adorável. Nem parece ele... Eh eh!

domingo, março 24, 2013

The Pop Singer's Fear of the Pollen Count-The Divine Comedy


Uma canção primaveril dos meus queridos Divine Comedy, que já tive o prazer de ver no Lux e no Coliseu de Lisboa...

Ontem


Ontem foi dia de forrobodó. Ao acordar recebi um mail do Richard Câmara, ilustrador afamado que já conheço há muitos anos, que gentilmente me deu dicas para as entrevistas de ilustração enquanto almoçávamos com os alunos dele de um dos seus workshops na Faculdade de Belas Artes.
Depois de almoço, eu e a Siopa fomos entregar os nossos bonecos no 31 d'Atalaia, onde estava o Ronald que sugeriu que eles deviam ter uma embalagem e uma etiqueta/cartão. Recomendou-me a visita à Livraria Gatafunho, uma livraria dedicada totalmente à ilustração e BD na Rua do Trombeta, muito perto da loja dele, a fim de mostrar os meus marcadores de livros. Deixei o meu contacto porque tinha de ser tratado com a dona da livraria.
Tomei a liberdade de mostrar à Siopa as lojas onde estão as minhas coisas, para ela conhecer onde podem parar os bonecos e para se animar a fazer trabalhos para vender.
Seguidamente fomos à Rosa78, onde a Fátima Guerra estava de férias e deixou uma menina a substituí-la. Depois passámos na loja do Sidnei, na Rua da Bica de Duarte Belo, que aceitou ficar com 10 últimas ceias para vender agora e me pediu para voltar depois da Páscoa para me comprar os marcadores. Sugeriu também que tivesse outra forma de fazer os marcadores sardinha.
Dirigimo-nos à Livraria Sá da Costa, uma livraria muito simpática, onde estavam a realizar um workshop de encadernação, que era bastante em conta, e trocámos contactos para uma próxima vez.
Fomos à Anchieta16, atelier do João Soares, nosso colega do IADE e loja do pai dele, Fernando Soares. Enquanto tratava de negócios com o Fernando, a Siopa e o João viam o portfólio um do outro na net. O João é muito mexido e para além de fazer o projecto, também executa muitas das coisas que planeia.
Fui mostrar o Café do Grémio do Carmo, explorado pelo Marco Costa, também nosso colega do IADE, um espaço fantástico embora um pouco escondido, sem porta para a rua. O Marco adorou os marcadores e pediu-me para fazer um rótulo para os expor numa caixa que ele tem para o efeito. Ainda tentámos visitar uma Feira no Palácio da Independência, onde estava a minha amiga das feiras, Anabela Matos, mas já demos com o nariz na porta.
A Siopa ainda foi à FNAC mas eu estava cansada e fui para casa.
Foi um grande dia em que a Siopa se fartou de me chamar galdéria. Eu respondia sempre que estávamos em trabalho. Eh eh!

sexta-feira, março 22, 2013

Joana e Siopa: uma sociedade

No outro dia propus à minha amiga Siopa tê-la como sócia no negócio dos bonecos. Ela aceitou prontamente. Depois de cortar os tecidos com os moldes já feitos, ontem à tarde tivemos a primeira sessão de trabalho. A Siopa ajeita-se com a máquina de costura lindamente, o que para mim é um alívio. O resto fiz eu. Agora já temos bonecos para deixar nas lojas na Páscoa.

A preparar-me para uma Exposição em Sintra

Como penso que já referi, estive na Câmara de Sintra a falar com a Maria João Figueiredo, com a intenção de expor numa das Galerias desta Câmara. Os trabalhos serão avaliados por um Júri constituído por várias pessoas, incluindo o Vereador da Cultura. Estou a tentar esmerar-me, porque há o risco de não ser escolhida. Este é o primeiro desenho, que ainda não está acabado: a Câmara de Sintra. Outros se seguirão...

segunda-feira, março 18, 2013

Estou Além-António Variações


E agora mais uma música do concerto dos Rádio Berlim. Do grande António Variações que apesar da sua simplicidade tinha letras tão profundas, de que eu sempre gostei.

Zarafa

Hoje fomos ver um filme de animação francófono chamado Zarafa. Esta é uma adaptação da história verídica da primeira girafa que viveu em França. Foi capturada perto de Alexandria e serviu como presente para o Rei de França, apoiar o Egipto contra o Império Otomano, actual Turquia. O Rei francês recusou ajudá-los mas aceitou o presente para figurar como atracção no seu Zoo. O menino africano da imagem é Maki, que jurou à mãe de Zarafa, trazê-la de volta à sua terra original. Por isso, a história é mais zig-zagueante como uma verdadeira aventura.

Das Modell-Kraftwerk


Este fim de semana não houve grandes programas culturais, excepto este: a nossa ida ao concerto dos Rádio Berlim no Café Tintin na Avenida de Roma. Os Rádio Berlim são uma dupla constituída pelo nosso amigo Nuno Faria (ex-Afonsinhos do Condado) e pelo Nuno Paula (um rapaz de 75 bastante simpático e divertido). O Nuno Faria tocava contrabaixo e o Nuno Paula cantava e estava na guitarra. Chamam-se Rádio Berlim porque tocam música dos anos 80 que a Alemanha do Leste não pode acompanhar no tempo certo, devido ao Muro de Berlim. Foi muito bonito o concerto, com a versões acústicas de canções dos Roxy Music, Tears for Fears, Erasure, Duran Duran, António Variações, Heróis do Mar, Kim Wilde, etc...
Este tema abriu e fechou o concerto.

domingo, março 17, 2013

Novos Individuais e Bases para Copos com pinturas abstractas

Aproveitando uns desenhos antigos que estavam literalmente "na gaveta", surgiram estes individuais e bases para copos.

sábado, março 16, 2013

Este é o último quadro para a Exposição no Pois Café deste ano

Fiz mais pequenas alterações a pedido do Mário: a parte da árvore em sombra foi gradualmente passando a iluminada. São truques que ando a aprender para me tornar uma pintora melhor.

Vision of Love-Mariah Carey


Uma balada da Mariah Carey, talvez a única música dela que eu conheço bem...

A Exposição no Pois Café já está Marcada!

Finalmente consegui marcar a minha exposição, para a qual trabalhei bastante com as orientações do meu Mestre Mário Salgado. Vai ser em Maio e Junho de 2013, à semelhança do ano anterior, com montagem a 29 de Abril, que é 2a feira, o dia de descanso do pessoal do Pois Café.

sexta-feira, março 15, 2013

O meu Pai fez anos... ...65!

Ontem, o meu Pai fez 65 anos. Juntou a família e alguns amigos próximos na sua casa de Campo de Ourique. Passou o dia todo a preparar a festinha e a minha Madrasta Isabel dizia que nunca tinha trabalhado tão pouco para fazer um jantar. Eh eh!
Fiz-lhe um caderninho especial com esta fotografia, que ele simplesmente adorou e mostrou a toda a gente.
Que contes muitos mais, Paizão!

Desenhos no Diário Gráfico a 13 de Março

Estes são os meus vários retratos feitos a 13 de março de 2013 com os modelos disponíveis em casa nessa noite.

segunda-feira, março 11, 2013

Gone Daddy Gone


Uma música dos divertidíssimos Violent Femmes, banda que conheci através dos meus amigos Rita e Leonardo, que vivem agora na Suécia com os dois filhos, Vicente e Rafael.

Marcadores de Livros "A Última Ceia"

Acabei-os agora mesmo. São os marcadores "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci, numa nova versão, ilustrada por mim. Vendem-se a 1,5€.

Os meus produtos nas Lojas


Tenho tido a sorte de ter uma boa relação com as lojas onde ponho os meus produtos e com as pessoas que lá trabalham. Olhem só as montras bonitas que fizeram com os meus produtos. De cima para baixo: A Folha de Louro, Anchieta 16, 31 d'Atalaia, Livraria Círculo das Letras. Obrigada a todos!

domingo, março 10, 2013

Coisas na Folha de Louro


Estão a ver os meus marcadores ali na escada?

Fim de Semana

Este fim de semana foi divertido. Combinámos com a Siopa ir à Moda Lisboa, cujo o convite me foi feito pelos estilistas do 31 d'Atalaia, que tinham um stand com as suas roupas no Torreão Poente do Terreiro do Paço. Não pudemos assistir aos desfiles, porque era mesmo preciso convites a sério. Demos uma volta na Feira do Terreiro do Paço. Apanhámos o Miguel a jogar os seus jogos de computador no café. Antes de ir buscar a Siopa, fomos visitar a Exposição do Humor, que estava na antiga Central Tejo, em Belém. Estava cheia de gente e está quase a acabar. Combinei com a Siopa fazer uma parceria com ela, com vista a ter resultados melhores e mais rápidos no meu trabalho. Vamos começar com bonecos de pano. A Siopa já tem prática na área da costura.
No domingo fomos ver o novo filme do Feiticeiro de Oz, onde contracenam James Franco, Rachel Weis e Mila Kunis. Eu estava tão cansada que adormeci na primeira parte. Na segunda parte despertei e achei muito engraçado, com muito efeitos especiais, muita luz e cor.


sexta-feira, março 08, 2013

Girls Just Wanna Have Fun-Cyndi Lauper


Acabei de chegar do Vasco da Gama, onde estive a assistir uma conferência com o designer gráfico Henrique Cayatte sobre design editorial. A minha amiga Siopa recebeu o convite e fui com ela.
A propósito da Siopa, hoje inventei uma teoria: eu e ela somos como irmãs, só nos falta andar à pera. Mas nesse caso ganhava ela (porque é do Peral, uma terra no Oeste com muitas peras).

Black Pearl-Solution


Uma vez, há muitos anos, ainda os meus Pais eram casados, o meu Tio Tózé apareceu lá em casa com este disco para lhes oferecer. Mais tarde, enquanto ouvia os discos dos Pais em vinil, descobri esta raridade (Black Pearl), que é a minha canção preferida do disco Cordon Bleu, agora já disponível no u-tube.

quarta-feira, março 06, 2013

O Quadro da Sé de Lisboa Emoldurado!


O Mário para além de grande pintor, também é um grande handy-man (uma vez oferecemos-lhe uma t-shirt do Super-Mário. Eh eh!). Eu pedi-lhe o favor de ajustar o passepartout para este desenho da Sé de Lisboa, porque o tamanho do desenho era maior. Teve de o cortar com cuidadinho e no final: Surpresa! O quadro já está no Atelier a rivalizar com os outros da futura exposição.

Quadro Novo-Avenida da República, perto do Campo Pequeno

Acabei finalmente mais um prédio de Lisboa, que andava a mirar há muito tempo... É só o segundo quadro deste ano e eu praticamente só tenho pintado nas aulas de 4a feira, que têm sido puxadas para mim e nas quais se trabalha muitas horas seguidas... Eu estou feliz com o resultado...

segunda-feira, março 04, 2013

Thunderstruck-AC/DC


Esta é uma música dedicada ao meu irmão Pedro, que está no Técnico a estudar Engenharia Física, ramo de Física, cujo sonho é especializar-se em Plasmas(relâmpagos). Eh eh!

Fim de Semana a Trabalhar

Este fim de semana estive a fazer estes cadernos que aqui estão. Os meus Pais ofereceram-se para mos vender e só tenho é de aproveitar a oportunidade porque a conjuntura não está muito favorável...

domingo, março 03, 2013

Die Hard-Nunca é Bom Dia para Morrer

Quase tão clássico como ver um filme de 007, é ver o Bruce Willis em mais filme Die Hard (ainda em forma! mas como?). Desta feita, John McClane viaja para Moscovo para salvar o filho (que não vê há muito tempo e de quem se quer aproximar) de uma dura pena de prisão ou algo pior. Mais tarde, McClane descobre que o filho afinal trabalha para a CIA e juntos vivem grandes aventuras...

A Arte de Amar

Já há alguns dias atrás, penso que no passado domingo, fomos à Sala do Cinema Francês no Amoreiras ver este filme: A Arte de Amar. Tratava essencialmente das aventuras e desavenças das relações amorosas entre os casais e eu tive pena de perder alguns bocados, porque estava com tanto sono, que infelizmente adormeci, o que raramente acontece...

My Generation-The Who


Hoje a minha amiga Cláudia faz 38 anos. Há 12 anos atrás, eu e o Miguel estávamos a jantar com ela e tínhamos o carro cheio de coisas pronto para mudar para uma casa nossa, a primeira, no Pragal, Almada.
Esta canção é fantástica pela energia, por tudo. No fundo, aplica-se à juventude em geral.
Parabéns, Cláudia!
Obrigada, Mr. Baby por todas as coisas boas!


LYRICS

People try to put us d-down (Talkin' 'bout my generation)
Just because we get around (Talkin' 'bout my generation)
Things they do look awful c-c-cold (Talkin' 'bout my generation)
I hope I die before I get old (Talkin' 'bout my generation)

This is my generation
This is my generation, baby

Why don't you all f-fade away (Talkin' 'bout my generation)
And don't try to dig what we all s-s-say (Talkin' 'bout my generation)
I'm not trying to cause a big s-s-sensation (Talkin' 'bout my generation)
I'm just talkin' 'bout my g-g-g-generation (Talkin' 'bout my generation)

This is my generation
This is my generation, baby

Why don't you all f-fade away (Talkin' 'bout my generation)
And don't try to d-dig what we all s-s-say (Talkin' 'bout my generation)
I'm not trying to cause a b-big s-s-sensation (Talkin' 'bout my generation)
I'm just talkin' 'bout my g-g-generation (Talkin' 'bout my generation)

This is my generation
This is my generation, baby

People try to put us d-down (Talkin' 'bout my generation)
Just because we g-g-get around (Talkin' 'bout my generation)
Things they do look awful c-c-cold (Talkin' 'bout my generation)
Yeah, I hope I die before I get old (Talkin' 'bout my generation)

This is my generation
This is my generation, baby